SEXTA, 13/10/2017, 17:48

Finalizada colheita da safra de café 2017 no Paraná

Último levantamento do Deral revelou produtividade de 1 milhão e 200 mil sacas de café. O norte pioneiro foi responsável por 66% da produção total, sendo a região que mais produz no estado. Os dados finais da safra devem ser contabilizados e divulgados em dezembro pelo órgão.

Paulo Franzini, técnico de café do Deral, explica que o clima favoreceu as floradas dos grãos de café, que aconteceram no final de 2016 e início 2017, com chuvas bem distribuídas em quase toda região do estado. Ele ainda diz que a estiagem dos meses de julho e agosto também ajudou os trabalhos de colheita. O técnico aponta que a produção desse ano foi melhor que a passada, em termos de qualidade. E ainda explica que agora os produtores estão na fase de comercialização da safra:

Franzini comenta que as cooperativas do Paraná são bem atuantes no café, tanto na orientação de assistência técnica como na comercialização. Segundo o técnico elas estão remunerando melhor o agricultor por um produto de mais qualidade, o que ele julga ser importante para a cadeia. Franzini ainda cita que o produtor também procura em suas associações divulgar a qualidade do café paranaense, especialmente no norte pioneiro, que além de ser a região que mais produz possui uma identidade geográfica própria.

Comentários