QUINTA, 25/04/2024, 17:25

Bem-estar dos colaboradores e prevenção de acidentes fazem parte da rotina de condomínios

No dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

A saúde e bem-estar do trabalhador e a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho ficam em destaque especialmente neste período do ano por conta do Movimento Abril Verde, que tem por finalidade conscientizar a sociedade sobre a implantação de ações de prevenção e cuidados em todos os setores da economia. Nos condomínios, não é diferente. Os empreendimentos precisam seguir rigorosamente leis trabalhistas e orientações de entidades de classe e órgãos regulamentadores, como o Secovi (Sindicato de Habitação e Condomínios).

A síndica Clarice Sanches destaca que algumas normas regulamentadoras (NRs) dispõem sobre obrigações, direitos e deveres de trabalhadores e empresas. Entre as principais orientações para condomínios, ela destaca a adequação aos serviços realizados, como roupas, sapatos, acessórios, mobiliários e os devidos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), além de condições adequadas no ambiente de trabalho, pausa para descanso e controle de horas trabalhadas.

Apesar de todas as orientações, lembra a síndica, alguns desafios fazem parte da jornada, como “convencer” os funcionários da importância e necessidade de seguir e cumprir todas as normas. Já que por muitas vezes os funcionários esquecem os motivos pelos quais precisam se proteger.

E os benefícios de estar em dia com as regulamentações são inúmeros e vão desde o bem-estar do trabalhador até sua segurança, evitando acidentes, situações mais graves e até problemas jurídicos. No dia 28 de abril (domingo), é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, momento perfeito para conscientização do tema.

Outra orientação importante feita pela especialista, é que os síndicos orgânicos (morador) ou profissionais estejam sempre atentos, bem informados e atualizados sobre a legislação que rege o setor.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários