TERCA, 23/04/2024, 11:19

Com superlotação, Santa Casa de Londrina fecha pronto-socorro

A suspensão é por 12 horas ou até que a superlotação seja amenizada.

A Irmandande Santa Casa de Londrina informou, em nota, que suspendeu atendimentos no Pronto Socorro pelo SUS (Sistema Único de Saúde) às 10 horas da manhã dessa terça-feira (23).  A suspensão é por 12 horas ou até que a superlotação seja amenizada.


Ao todo, são 45 pacientes no setor - sendo 15 de UTI. O Pronto Socorro do hospital dispõe de 12 leitos. 

A Santa Casa ainda lembra que a unidade do PS é voltada para urgência e emergência de casos graves. Por ser um serviço de nível terciário, os pacientes vêm por SIATE, SAMU ou referenciados de outros serviço de saúde. Esses serviços de saúde foram avisados pela instituição sobre o fechamento temporário.  A unidade hospitar informa que a busca direta/espontânea da população é mínima, justamente por ser terciário.

O Hospital Evangélico também informou, via assessoria de imprensa, que o Pronto Socorro está com 46 pacientes em 19 leitos nesta manhã de terça-feira. O número está 142% acima da média e representa aumento de 11% em 24 horas, mas por enquanto está aberto para encaminhamentos.  

No HU (Hospital Universitário), o Pronto Socorro estava com 125 pessoas nesta terça, no espaço que tem capacidade para 107 pacientes. No PS, a unidade tem três pacientes respirando por aparelhos, segundo informações da assessoria de imprensa do HU. 

Por Guilherme Marconi

Comentários