SEGUNDA, 10/12/2018, 06:50

Fiscalização do Crea visita oito obras públicas aqui da região, que para o Tribunal de Contas estavam paralisadas, e descobrem que parte delas já está inclusive concluída

Das quatro obras de Cornélio Procópio fiscalizadas três estavam paradas. Em Jacarezinho, apenas uma obra está suspensa.

A fiscalização começou em meados de outubro e foi concluída agora em dezembro. O objetivo era avaliar se o estágio das oito obras declarado pelas Prefeituras de Jacarezinho e Cornélio Procópio ao Tribunal de Contas do Estado conferia com o verificado em campo pelos técnicos do Crea. A lista das obras a serem fiscalizadas pelo Crea foi elaborada pelo Tribunal de Contas, a partir de certas inconsistências detectadas nos sistemas de informação.

De acordo com o gerente regional do Crea em Londrina, Edgar Tsuzuki, quatro dessas obras públicas ficam em Jacarezinho. Três delas, duas escolas e uma Unidade Básica de Saúde, já estavam finalizadas. A quarta, outra escola da cidade, foi retomada e está em fase final, apesar das informações prestadas pela Prefeitura de Jacarezinho indicarem que estavam paralisadas.

O gerente regional do Crea explica que em Cornélio Procópio a situação é um pouco diferente, apenas uma delas estava concluída. Edgar Tsuzuki afirma que foram fiscalizadas algumas obras importantes na cidade, como a da Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Regional que estão paralisadas, além de duas creches municipais, uma delas também nessa situação, mas que, segundo informações da Prefeitura, deve ser retomada em breve.

No total, as oito obras fiscalizadas aqui na região Norte somam cerca de R$ 20 milhões de investimentos com recursos públicos.

As Prefeituras são responsáveis por atualizar as informações no sistema do TCE. Mas, quando o Tribunal detecta alguma inconsistência, pede ao Crea que cheque in loco a situação. O gerente explica que um convênio firmado em 2006 entre as duas instituições permite aos técnicos do Tribunal entrarem no sistema do Crea, em tempo real, e terem acesso a fotos, coordenadas geográficas e outras informações dos relatórios elaborados pelos técnicos do Conselho.

O Crea tem atualmente 60 agentes de fiscalização no estado, sete aqui na regional de Londrina. No total, foram fiscalizadas em todo o Paraná 50 obras públicas, principalmente escolas e unidades de saúde.

Comentários