QUARTA, 24/04/2024, 18:07

⁠Governo do Estado garante projeto de R$ 30 milhões para concluir o Jardim Botânico de Londrina

O processo de recuperação do parque, passa por diversos projetos e também por uma negociação com a Justiça Federal.

Com mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa, o Jardim Botânico de Londrina, conta com nascentes e rios, o espaço, criado em março de 2006, é voltado à proteção e cultivo de espécies silvestres raras, ameaçadas de extinção, ou econômica e ecologicamente importantes para a restauração e reabilitação de ecossistemas.

O projeto original do Jardim Botânico de Londrina era grandioso e previa a construção de vários jardins temáticos, espelhos d´água, lagos, entre outras obras. Porém de dois anos pra cá a situação do parque beira o abandono, já que as manutenções não tem sido feitas.

De acordo com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, o processo de recuperação do parque, passa por diversos projetos e também por uma negociação com a Justiça Federal por conta de uma multa da Petrobras há mais de 15 anos.

Os investimentos na execução do parque superam os R$ 20 milhões. No início de 2023, a Prefeitura de Londrina e o governo do Estado anunciaram uma parceria para promover melhorias na infraestrutura do parque e a sua revitalização. Na ocasião, a Sedest (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável) se comprometeu a recuperar o projeto original. Mais de um ano depois, nada aconteceu

O Jardim Botânico fica na Avenida dos Expedicionários, nº 200, no Conjunto Residencial Vivendas do Arvoredo.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários