QUARTA, 08/05/2024, 11:01

Governo do Paraná escala todas as aeronaves do estado para prestar apoio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Casa Militar tem feito o transporte de mantimentos, medicamentos e até de equipamentos para trazer internet às localidades mais afetadas. Nesta quarta-feira, três aeronaves levantaram voo com uma tonelada de donativos ao povo gaúcho

O Governo do Paraná escalou todas as aeronaves do Estado para prestar apoio às ações em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Na terça-feira (7), coordenadores e médicos veterinários da Defesa Civil do Paraná foram transportados para a cidade de Santa Cruz do Sul para reforçar o auxílio às vítimas. Durante a tarde, equipamentos de internet via satélite foram levados ao município de Canoas para restaurar a conectividade de equipes. No domingo (5), o avião da Casa Militar também já havia entregue oito bolsas de nutrição parental (NPT), uma alimentação especial em formato de soro, para serem administradas em três crianças que estão internadas em hospitais de Santa Maria, além de uma na cidade de Santiago. Em entrevista à CBN, o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Tordoro, que foi comandante da PM em Londrina nos últimos anos, contou que outras três aeronaves levantaram voo na manhã desta quarta (8) com cerca de uma tonelada de mantimentos ao povo gaúcho.

O transporte aéreo integra uma série de medidas dentro da iniciativa SOS RS, que é coordenada pelo gabinete da primeira-dama, Luciana Saito Massa, e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná. Os profissionais transportados agora foram o coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Schunig, e o chefe da Divisão de Gestão de Riscos do órgão estadual, major Daniel Lorenzetto. Ambos foram ao Rio Grande do Sul supervisionar as atividades operacionais dos profissionais paranaenses envolvidos e para articular o trabalho conjunto com a Defesa Civil gaúcha. Além dos coordenadores, três veterinários que integram a estrutura da Defesa Civil Estadual também compuseram a nova comitiva. Eles vão atuar no atendimento médico de animais que estão sendo resgatados nas casas que foram afetadas pelas enxurradas. Tordoro esteve em algumas das viagens e viu de perto os detalhes da tragédia. Para ele, o estado vai ter que ser reconstruído depois que as inundações passarem.

O Paraná já enviou 190 toneladas de mantimentos ao Rio Grande do Sul. Outras 300 toneladas estão em processo de separação e serão transportadas ainda nesta quarta-feira. A campanha de doação deve continuar por tempo indeterminado. Em Londrina, os donativos estão sendo recebidos nos quarteis do Corpo de Bombeiros, bases da Guarda Municipal, agências dos Correios, Ceasa, Centro de Tradições Gaúchas, aeroporto e unidade da Polícia Rodoviária Federal.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Por Guilherme Batista

Comentários