SEXTA, 26/04/2024, 13:41

HZN realiza mutirão de cirurgias para pacientes com hanseníase

Cerca de 60 pessoas já passaram pelas consultas e passaram pelos procedimentos. Outras 11 devem ser operadas até o fim de maio 

O Hospital Zona Norte de Londrina está finalizando mais uma etapa de atendimento para zerar a fila de espera de pacientes com sequelas causadas pela hanseníase. Pelo menos 60 pessoas atendidas pela 17ª Regional de Saúde que estavam na espera, já passaram por consultas e realizaram as cirurgias.

Outros 11 pacientes estão em fase de realização de exames pré-operatórios e aguardam a liberação administrativa e convocação para procedimento cirúrgico que deve ser realizado até o fim de maio.

Depois de zerar a fila de espera, o hospital poderá receber pacientes de outras localidades da macrorregião Norte, que abrange 97 municípios.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, que afeta a pele, olhos, nariz e  nervos periféricos e é transmitida pela bactéria conhecida como bacilo de Hansen. A transmissão acontece pelo contato direto. Após o tratamento, os pacientes podem apresentar sequelas, como agravamento das perdas de sensibilidade ou motoras e aumento de dores.

No Paraná, foram registrados, no último ano, 415 novos casos.

Por Juliana Takaoka

Comentários