SEGUNDA, 10/12/2018, 06:30

Placas do Mercosul começam a valer no Paraná na próxima segunda-feira, 17

O novo modelo traz itens de segurança, como um QR code, que vai permitir, por exemplo, rastrear placas e veículos e com isso reduzir a possibilidade de clonagens.

Para quem ainda não sabia da novidade, a mudança das placas dos carros brasileiros para o novo modelo adotado nos países do Mercosul, começa na próxima segunda-feira, dia 17. O coordenador de Veículos do Detran, Edson Rasera, explica que estão obrigados a fazer a troca das placas apenas os veículos com o primeiro emplacamento e que estão trocando de município, entre algumas outras situações.

A nova placa do Mercosul tem um código único, com todos os dados de confecção da placa, como identificação do fornecedor, número de série, data e ano de fabricação da peça e o modelo do carro. De acordo com o coordenador do Detran, o novo modelo tem itens de segurança que permitem, por exemplo, rastrear placas e veículos, por meio de um QR code, o que, segundo o órgão, praticamente impede a clonagem.

Edson Rasera afirma que a placa terá o tamanho da atual e o mesmo padrão em todos os países do Mercosul, mudando apenas a bandeira do país ao qual o veículo está licenciado. Serão quatro letras e três números em fundo branco.

Numa segunda fase do processo, segundo o coordenador do Detran, está prevista ainda a implantação de um chip, que deve aumentar os padrões de segurança. Edson Rasera explica que os processos que derem entrada até esta segunda-feira, 10, ainda terão a placa atual. Para isso, o proprietário deve providenciar a confecção dela até o dia 15.

O coordenador do Detran diz que os processos abertos entre a terça-feira, 11, e sexta-feira, 14, ficarão congelados e terão que aguardar a confecção das novas placas, que só começa na segunda, dia 17. A partir dessa data, todos os processos já estarão seguindo o novo modelo.

Comentários