QUINTA, 18/04/2024, 13:53

Prefeitura de Londrina faz ação conjunta para abordar moradores em situação de rua

A intenção é encaminhar essas pessoas para atendimentos médicos, psiquiátricos ou de assistência social

As secretarias municipais de Assistência Social e Saúde com o apoio da Guarda Municipal estão realizando ações de abordagem a moradores em situação de rua no centro da cidade. A intenção é encaminhar essas pessoas para atendimentos médicos, psiquiátricos ou de assistência social.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, estima-se que pelo menos mil pessoas estão em situação de rua em Londrina atualmente, a maior parte usuários de drogas ou com problemas psiquiátricos.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, explicou que no momento da abordagem é possível identificar a necessidade daquela pessoa que depois precisa de acompanhamento diário.

Desde que o trabalho começou na tarde de quarta-feira (17), pelo menos 30 pessoas foram encaminhadas para os serviços como atendimento clínico, psiquiátrico e de assistência social. Segundo o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, o que chamou a atenção foi que a maior parte dos moradores em situação de rua não são de Londrina e alguns deles relataram que foram mandados para cá por outros municípios.

Na manhã desta quinta-feira (18), durante abordagem no Calçadão, um homem em situação de rua pediu para ser mandado de volta para casa em Recife, Pernambuco.

A secretária de assistência social explicou que a ação está concentrada no Calçadão de Londrina porque desde que a distribuição de refeições oferecidas por entidades foi centralizada na sede do antigo Samu, as pessoas mais resistentes às abordagens migraram para essa região.

A ação conjunta das Secretarias da Saúde e Assistência Social deve continuar por tempo indeterminado.

Por Juliana Takaoka

Comentários