SEGUNDA, 29/04/2024, 07:05

Quase 72% dos paranaenses vão comprar presentes no Dia das Mães

Pesquisa revela que número de consumidores que pretendem presentear as mães neste ano aumentou

O Dia das Mães é a segunda data mais importante do ano para o varejo, perde apenas para o Natal e muitos filhos já estão planejando a compra do presente. Os comerciantes podem preparar os estoques porque de acordo com a sondagem da Fecomércio - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná e do Sebrae/PR, 71,9% dos paranaenses pretendem presentear suas mães no próximo dia 12 de maio. No ano passado, 63,7% dos consumidores pretendiam comprar presentes nesta data.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a pesquisa surpreendeu positivamente porque acaba movimentando todo o varejo paranaense e cria uma expectativa positiva.

Os principais motivos para quem não vai presentear são: mãe ausente ou falecida (51,9%), o fato dela morar longe (26%) seguido por dificuldades financeiras (10,6%). O tíquete médio do presente para o Dia das Mães em 2024 será de R$ 140,00

De acordo com Schmidt, a pesquisa mostrou que os filhos querem presentear com perfumes e cosméticos (26,3%), seguido pela categoria de roupas, bolsas e calçados (24,4%) e muitos ainda querem dar o valor do presente em dinheiro (12,4%).

Neste ano, a pesquisa apontou que a maioria dos filhos vai pagar o presente à vista, 69,4%. A novidade é que o Pix será utilizado em 37,9% das transações.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR de 28 de março a 4 de abril, com 370 consumidores paranaenses acima de 18 anos.

Por Juliana Takaoka

Comentários