QUINTA, 09/05/2024, 10:04

Quase mil pessoas já foram resgatadas pelos bombeiros do Paraná nas enchentes do Rio Grande do Sul

Uma nova equipe com 37 socorristas foi encaminhada ao estado gaúcho para substituir as equipes que estavam trabalhando nas operações de busca e salvamento desde a última semana

O Corpo de Bombeiros do Paraná resgatou, até quarta-feira (8), 930 pessoas e centenas de animais nas operações de busca e salvamento realizadas no Rio Grande do Sul. As equipes estão no estado desde a última quinta-feira, dia 2, atuando numa das piores catástrofes climáticas da história do Brasil. O efetivo foi acompanhado de seis viaturas e quatro embarcações, além de um helicóptero do BPMOA, da Polícia Militar. Na quarta, os socorristas foram substituídos por uma nova equipe de 37 bombeiros militares, que vão continuar atuando no estado gaúcho pelo menos até o próximo dia 16, sob a liderança do capitão Maurício Batista Dubas. As informações são do comandante-geral dos bombeiros no Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior.

O novo contingente paranaense deve seguir trabalhando no resgate de vítimas da enchente e no transporte de remédios, profissionais e materiais. O comandante também destacou a importância desse rodízio entre os integrantes da força-tarefa.

Outra medida de apoio ao Rio Grande do Sul atualizada pelo Governo do Paraná foi a prorrogação, até o próximo dia 22, da campanha de arrecadação de donativos ao povo gaúcho. Alimentos não perecíveis (inclusive ração animal), além de água potável, materiais de higiene e limpeza, colchões, colchonetes, cobertores, roupas, roupas de cama e banho, calçados e utensílios domésticos podem ser entregues em qualquer unidade dos bombeiros, das 8h às 20h. Unidades do Instituto Água e Terra (IAT) também estão recebendo doações.

Por Guilherme Batista

Comentários