QUINTA, 02/05/2024, 10:31

Sala exclusiva para o atendimento de mulheres vítimas de violência começa a funcionar na Central de Flagrantes da Polícia Civil em Londrina

Setor específico vem para atender uma lei federal do ano passado, que prevê atendimento 24 horas, inclusive nos feriados e aos finais de semana, nas delegacias da mulher de todo o país

A Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Londrina, ganhou uma sala exclusiva para o atendimento de mulheres que sofreram violência. O setor específico é importante para garantir tratamento diferenciado às vítimas quando a Delegacia da Mulher estiver fechada. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Ou seja, fora desse horário, as mulheres eram atendidas no chamado plantão comum da Polícia Civil, junto com as demais ocorrências.

Foi o que aconteceu, por exemplo, durante o Carnaval deste ano. Uma jovem procurou a polícia para denunciar que havia sido abusada sexualmente por um motorista de aplicativo e não recebeu atendimento diferenciado.

De lá para cá, houve uma mobilização para a criação da sala exclusiva, uma vez que não há previsão para o funcionamento da Delegacia da Mulher 24 horas por dia na cidade. A única unidade do tipo que funciona sem parar no estado é a de Curitiba, apesar da lei federal, aprovada no ano passado, que prevê que todas as delegacias da mulher do país funcionem 24 horas.

Na tentativa de atende à referida legislação, a Secretaria Estadual de Segurança Pública confirmou a criação da sala exclusiva em Londrina. Em nota, a Polícia Civil confirmou que o setor começou a funcionar nesta quarta-feira, dia 1º, feriado do Dia do Trabalhador.

O local deve ser oficialmente apresentado à imprensa nesta sexta-feira (3).

Por Guilherme Batista

Comentários