QUARTA, 04/08/2021, 15:41

Procon fiscaliza agências bancárias do Calçadão após queixas de usuários

Uma agência foi autuada nesta quarta-feira por conta de filas acima da média permitida em lei de defesa do consumidor

O problema já existia desde antes da pandemia, mas como muitas agências estão controlando a entrada dos clientes, a fila de espera tem se formado no lado de fora dos bancos. Para verificar se as instituições bancárias estão cumprindo o tempo correto de espera com distribuição de senhas, o Procon Londrina voltou a fiscalizar agencias da área central e região norte da cidade nesta quarta-feira.

Segundo Thiago Romero, coordenador do órgão de defesa do consumidor, o pente fino começou há 20 dias, mas se intensificou nesses primeiros dias do mês. Segundo ele, o tempo de espera deve ser de no máximo 30 minutos mesmo para quem ficou do lado de fora

O Procon de Londrina recebe mais queixas sobre as filas no início do mês por conta do período de pagamentos. Em uma das agencias no Centro os clientes denunciaram fila de mais de 40 minutos somente de dentro da agência. Por conta da infração, o estabelecimento será autuado e na sequência multado.

O diretor do órgão orienta os usuários a utilizarem os serviços online dos bancos e, se realmente for necessário ir a uma agência. Entretanto, Romero lembra que usuário que tiver seu direito desrespeitado nessa espera acima do tempo limite, é importante sempre denunciar a irregularidade.

O telefone do Procon para denúncias é o 151.

Por Guilherme Marconi

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