QUARTA, 13/01/2021, 19:21

13 mil londrinenses fazem a prova do Enem neste domingo

Além da data, pandemia mudou também a forma de preparação dos alunos para o exame

O Ministério da Educação aplica neste domingo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, adiadas por conta da pandemia do Coronavírus. Segundo dados do Inep, 13.123 londrinenses se inscreveram para a prova, que serve como porta de entrada para diversas universidades do País. Em todo o Paraná, são 233.214 inscritos.

Na tentativa de evitar aglomerações, os portões serão abertos meia hora mais cedo que o horário habitual, a partir das 11h30. Não será permitida entrada de estudantes após as 13h e o uso de máscara será obrigatório durante toda a prova.

Quem se preparou para esta edição do Enem teve que lidar também com os desafios e incertezas provocados pela pandemia. Para Márcia Chireia, professora de redação e orientadora de estudos do Curso Prime, a condição de muitos alunos não será a ideal para a realização da prova. Ela alerta que as principais dificuldades serão na matemática e na redação, uma vez que, com as aulas remotas, os alunos exercitaram muito menos a prática da escrita.

A orientação para o aluno, então, é já começar fazendo o rascunho da redação, em seguida as questões com as quais ele tem mais afinidade e por último as consideradas mais difíceis.

Questionada sobre a tática ideal para os dias que antecedem a prova, Márcia afirma que a preparação varia de cada perfil de candidato, mas que o melhor é avaliar como foram os estudos durante todo o ano e descansar a cabeça para o dia do exame.

A professora também alerta para os cuidados que, neste ano, vão além da caneta, uma vez que o uso de máscara é obrigatório e pode causar até a eliminação do candidato.

Quanto à temida redação, outra dica de ouro é treinar a escrita para desenferrujar o punho nos dias que antecedem a prova, aproveitando para ler as redações nota mil e produzir textos com temas ligados à atualidade. A adaptação com a máscara para quem precisará aguentar mais de 5 horas para responder 180 questões mais a redação também pode fazer a diferença.

 professora Márcia Chireia realiza nesta sexta-feira, a partir das 19h, uma live preparatória para o Enem no canal Planejamente, com e no final, no Youtube e no Instagram. A ideia é ajudar alunos que não tiveram preparação adequada para encarar a redação do Enem.

Por Marco Feltrin

Comentários