SEGUNDA, 25/02/2019, 19:13

157 pessoas foram infectadas pelo vírus HIV em 2018

A maior incidência está em homens jovens e com escolaridade acima do ensino médio. Secretaria de Saúde vai dar orientações e distribuir preservativos nesta semana de Carnaval.

Em 2018, Londrina registrou 157 casos confirmados de HIV/Aids contra 253 contabilizados em 2017. A queda, segundo a promotora de saúde da Secretaria Municipal nem sempre pode ser considerado positivo. É preciso considerar que, muitas pessoas podem estar doentes, mas não entraram nesta estatística.

Do total de 157 casos, 131 são homens e 26 mulheres. A maioria com idade entre 18 e 30 anos. A promotora conta que, um dado que chama a atenção é a escolaridade dos infectados pelo vírus. A maioria tem de ensino médio a graduação completa.

E devido ao Carnaval, a Secretaria Municipal vai desenvolver algumas ações para a distribuição de preservativos masculinos e femininos. Os profissionais de saúde também vão dar orientações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. Segue a programação: na terça e na quarta, as equipes estarão na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na sexta-feira, na hora do almoço, a ação vai ser no SESC da rua Fernando de Noronha. À noite, a orientação será na Rodoviária de Londrina, das 19h às 24h. E no domingo, a partir das 18h no Aterro do Lago Igapó.

O teste rápido para descobrir se está infectado pelo vírus da Aids pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no Centro de Referência, que fica na rotatória, perto da Catedral de Londrina, das 8h às 11h. Além do HIV, é possível diagnosticar, de graça e em 20 minutos também a Hepatite tipos B e C e a Sífilis, que fez 250 vítimas em 2018.

Por Claudia Lima

Comentários