SEGUNDA, 18/03/2019, 11:37

17ª Regional de Saúde investiga morte de menino de dois anos por suspeita de meningite em Jataizinho

A evolução dos sintomas foi muito rápida e a criança morreu um dia depois de apresentar febre alta e ir ao hospital

A 17ª Regional de Saúde de Londrina aguarda o resultado de exames enviados ao Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) para confirmar se a morte de um menino de dois anos, em Jataizinho, foi ou não causada por meningite meningocócica. O enfermeiro Ricardo de Oliveira, da divisão de vigilância em saúde explica que a coleta foi feita assim que diagnosticada a suspeita da doença. Outra medida adotada foi o bloqueio da bactéria, por meio de antibióticos às pessoas que conviviam com a criança.

A criança foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ibiporã na quinta-feira com febre. Voltou pra casa e na sexta-feira, a febre retornou e o corpo da criança já apresentava manchas vermelhas. O quadro evoluiu muito rápido e o menino morreu no início da tarde de sexta-feira.

Até o começo de março, Jataizinho não tinha nenhum caso confirmado. No ano passado, foram cinco. Em Londrina, já são seis confirmações contra 121 em 2018. Somadas, Cambé e Rolândia têm quatro casos positivos em 2019. Oliveira destaca que a vacinação é a melhor forma de prevenir a doença.

No Paraná, foram 108 mortes em 2018 diante de 1600 casos confirmados.

Por Claudia Lima

Comentários