QUARTA, 13/06/2018, 19:15

17ª Regional de Saúde registra 10 casos confirmados de gripe A

Gestante de Rolândia é o caso mais recente, ela não tonou a vacina contra a doença. Campanha termina na sexta-feira, mas postos de saúde de Londrina vão abrir neste sábado.

A Secretaria Municipal de Saúde confirma o primeiro caso de H1N1 “influenza A” em uma moradora de Rolândia. O enfermeiro do setor de vigilância epidemiológica, Marcelo Marques Ferreira explica que ela procurou atendimento no Hospital São Rafael no dia 30 de maio e os exames confirmaram a doença. A paciente, que está grávida, foi medicada com Tamiflu e agora passa bem

Apesar de estar no grupo prioritário, do Ministério da Saúde, ela não tomou vacina contra a gripe.

Em Rolândia, 11 mil pessoas já foram imunizadas, o que corresponde a 81% da população com direito ao benefício. A meta é chegar a 90% de cobertura. Na região da 17ª Regional de Saúde de Londrina, já são 10 casos confirmados de influenza A e duas mortes. Segundo o último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, no Paraná já são 18 casos de morte por causa da doença.

A campanha nacional de vacinação vai até esta sexta-feira. Mas, Londrina vai abrir os postos de saúde, neste sábado, para atender quem ainda não se imunizou. A meta é vacinar 161 mil pessoas. Segundo o último boletim divulgado, a cidade havia conseguido imunizar 76% desse público alvo. A coordenadora de imunizações, Sonia Fernandes destaca que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão funcionando das 9h às 15h.

Por Claudia Lima

Comentários