SEGUNDA, 17/04/2017, 19:51

2º Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti em Londrina é concluído, resultado sai em até duas semanas

Mais de 9 mil imóveis de todas as regiões da cidade foram visitados. Com esse trabalho é possível definir estratégias de combate à dengue e as regiões com maior proliferação do mosquito. 

A Secretaria Municipal de Saúde finalizou nessa segunda-feira os trabalhos de campo para o 2º Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti – Liraa desse ano em Londrina. Os trabalhos de campo seguiram por uma semana e o prazo para que os resultados sejam apresentados deve levar até duas semanas.

Segundo a educadora de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, mais de 9 mil imóveis foram vistoriados em todas as regiões da área urbana.

Com esses resultados, são definidas as ações de combate para os próximos meses e verificar qual a situação com maior número de proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Mais de 200 agentes de endemias estiveram a campo. Durante as visitas além da coleta de material que é enviado para laboratório é ainda feito o trabalho de conscientização e de educação social para combate a proliferação do mosquito.

A Organização Mundial da Saúde – OMS e o Ministério da Saúde preconizam que o resultado do Liraa deve sempre ficar abaixo de 1%, acima disso é considerado alerta ou risco de epidemia da dengue.

O primeiro Liraa desse ano em Londrina, realizado em janeiro, apresentou resultado infestação de 4,1%. A região central apresentou o maior índice de infestação com 5,5%.

As denuncias para focos de mosquito da dengue pode ser feito pelo telefone 0800 400 1893.

Comentários