QUINTA, 07/07/2016, 18:52

50 cidades do Paraná apresentam índices críticos para incêndios ambientais. Região norte tem o maior número em risco por causa da baixa umidade do ar

O estado registrou mais de 63% de aumento no número de incêndios no primeiro semestre desse ano se comparado com o mesmo período de 2015.

De acordo com dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, em todo o estado 50 municípios estão com índices críticos para incêndios ambientais, são áreas bem secas sem umidade no ar. E a região norte do Paraná tem o maior número de cidades em situações de maior risco.

Segundo a tenente Luana da Silva Pereira, no acumulado do ano, no primeiro semestre desse ano, foram 63% de queimadas a mais do que no ano passado. No total foram  3.127 incêndios de janeiro a junho de 2015 contra 5.085 no mesmo período desse ano.

Nas duas primeiras semanas do inverno, em todo o estado, o risco de incêndios aumenta por causa das geadas e pouca umidade do ar, já registrado na região norte do estado. Só nesse período, foram 10 incêndios ambientais em Londrina contra quatro no mesmo período do ano passado.

Nas duas primeiras semanas do inverno em todo estado foram 826 incêndios contra 323 do ano passado. Um aumento de 56%.

Segundo a tenente Luana, muitas queimadas não foram acidentais e sim provocadas pela população que tenta desfazer de materiais em terrenos baldios ou fundos de vale que provocam risco à saúde humana. A tenente, ressalta que denuncias podem ser feitas, já que provocar incêndios sejam de pequena ou grande proporção é crime e passível de multa. Só na região de Londrina em sete dias 13 chamadas foram registradas pelo Corpo de Bombeiros para combate de incêndios.

Para acionar o Corpo de Bombeiros o telefone é o 193.

Comentários