QUINTA, 15/08/2019, 14:40

60 comércios de bebidas de Londrina estão com documentação irregular

Os estabelecimentos continuam abertos, mas precisam regularizar o funcionamento para continuar operando.

Dos 300 comércios varejistas de bebidas instalados em Londrina, sessenta estão irregulares, segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Fazenda. Tratam-se de estabelecimentos que já foram notificados pela prefeitura e que precisam regularizar documentação para continuar funcionando, como destaca Carlos Ribas, gerente de fiscalização de posturas.

Ele afirma que este tipo de comércio só pode se instalar em avenidas e ruas específicas, sendo proibida a instalação em ruas residenciais para não atrapalhar os moradores. Além disso, precisam respeitar o horário de funcionamento previsto em lei municipal, que é até às 22h.

As revendas de bebidas são alvos de muitas reclamações informais de moradores, que afirmam se incomodarem com o movimento depois do horário permitido à noite, principalmente aos finais de semana. As reclamações formais, segundo o gerente, precisam ser feitas na Ouvidoria do município, por meio do site. Assim, a fiscalização da Secretaria de Fazenda verifica a legalidade do comércio.

O Secretário Municipal de Defesa Social, Pedro Ramos conta que a Guarda Municipal (GM) também recebe reclamações de perturbação do sossego. Nesse caso, ela fiscaliza também o cumprimento da lei municipal que proíbe a ingestão de bebidas alcóolicas em vias públicas. As denúncias são importantes.

O site da prefeitura, para denúncias na Ouvidoria é o londrina.pr.gov.br. O número da GM é o 153.

Por Claudia Lima

Comentários