SEGUNDA, 04/06/2018, 19:34

84% do rebanho de Londrina já foram vacinados contra a febre aftosa

A campanha estadual foi prorrogada e os donos de bovinos e bubalinos com até dois anos têm até o dia 15 para vacinar os animais.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) seguiu a recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e prorrogou a campanha estadual de vacinação contra febre aftosa para o dia 15 de junho. A campanha seria encerrada na última quinta-feira, mas a greve dos caminhoneiros afetou a distribuição e venda de vacinas, por isso a campanha foi prorrogada. Alberto Galerani, fiscal de defesa agropecuária explica que, em Londrina, 84% dos animais já foram vacinados. Em Tamarana, 88% já receberam a vacina. As duas cidades juntas precisam imunizar 60 mil cabeças de 1200 produtores. 

Nessa primeira etapa da campanha é obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. No Paraná, estima-se um rebanho de 4,2 milhões de cabeças nessa faixa de idade que precisam ser imunizados. No estado todo, houve a comprovação de vacinação de 70% do rebanho envolvido até a última semana.

O proprietário que não vacinar o rebanho será multado R$ 98 por animal não vacinado. A comprovação é feita por meio da nota fiscal que comprova a compra da vacina.

O Paraná é área livre de aftosa com vacinação. Para manter essa certificação e o estado livre da doença a vacinação precisa ser feita em todos os animais dessa faixa etária.

A segunda etapa da vacinação, em novembro, é para animais acima de 24 meses.

Por Claudia Lima

Comentários