SEGUNDA, 30/12/2019, 11:52

Mudanças nas linhas e itinerários dos ônibus ainda causam dúvidas e transtornos nos usuários do transporte coletivo

Desde o último dia 28 as empresas de ônibus de Londrina assumiram os novos contratos com a prefeitura

Cartazes espalhados nas plataformas de ônibus no terminal alertam sobre as mudanças de itinerários e nas linhas.

Desde o último dia 28, as empresas de transporte coletivo passaram a atuar com os novos contratos. São as mesmas empresas, porém com contratos bem modificados.

Os ônibus passaram a circular com cores diferentes, com mais unidades com ar condicionado, internet e bilhetagem eletrônica.

Mas só nesta segunda-feira que os usuários sentiram a diferença.

Para a Dona Mara Aparecida Campus Martins, ainda está tudo muito confuso e leva um tempo para se adaptar. Mas aprovou os novos ônibus.

O seu Godofredo Moraes usa pouco o ônibus, mas sentiu muita desorganização por parte das empresas ainda e quem sofre são os usuários.

Entre as mudanças estão:

A linha 801 – Terminal Vivi Xavier / Centro Cívico, que passará a atender também o Terminal Acapulco, na região sul da cidade, com 24 novos horários.

A 807 – Terminal Oeste / Centro Cívico é outra que foi ampliada e, agora, atenderá com 27 partidas extras as proximidades do Parque Ney Braga e do trevo da BR-369 com a PR-445.

A 809 – UEL / Hospital Universitário (HU) saltará de 6 para 10 horários ao longo dia, passando a incorporar o trajeto antes realizado pela linha 305 – Campus via Madre Leônia, que será extinta. Com isso, a 305 funcionará somente em seu itinerário original, via rua Prefeito Faria Lima, e os passageiros da região da PR-445 terão como alternativa as linhas 213 – Shopping Catuaí e 229 – Gleba Palhano.

A 904 – São Lourenço – Terminal Vivi Xavier deixará de ir do Terminal Acapulco até o bairro. O caminho entre a estação de integração na zona sul e o conjunto São Lourenço será assumido definitivamente pela linha 218 – Jatobá, com a mesma grade horária que vigorava até então. Assim, a 904 mudará de nome e passará a se chamar 904 – Terminal Vivi / UEL / Terminal Acapulco.

Mantendo o mesmo percurso, horários de partidas e plataforma de embarque no Terminal Central (TC), a linha 903 – Anel Central receberá outra numeração. Desde sábado, ela está à disposição dos usuários como 228 – Anel Central – Av. Bandeirantes. Medida semelhante ocorrerá em outras linhas que não acessam o TC: a atual 503 – Rápido Aquiles está o numeral 703, a 506 –  Rápido Violim / Maria Cecília – Centro mudará para 706 e, finalmente, a 705 – Rápido Cafezal terá o número 604”. O novo contrato são para os próximos 15 anos.

A Londrisul está atendendo 35% das linhas, antes operava 15%. A Transportes Coletivos Grande Londrina – TCGL está com 65%.

Mas a principal mudança será o valor da tarifa que ainda não foi anunciada e a previsão é que salte de R$ 4,25 para R$ 4,30.

Por Bruno Carraro

Comentários