TERCA, 06/11/2018, 18:41

A 2ª etapa da vacinação contra a febre aftosa no Paraná vai até o final do mês

Devem ser vacinados bois e búfalos de todas as idades. 

Vai até o dia 30 de novembro, a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Paraná. Valter Ribeirete, médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) destaca que nessa 2ª etapa, 100% dos bovinos e búfalos precisam ser vacinados contra a doença. 

Os proprietários precisam comprovar a vacinação dos animais mediante entrega da nota fiscal de compra da vacina e do formulário do comprovante nas unidades veterinárias da secretaria estadual da agricultura. As notas fiscais e comprovantes são fornecidos nas revendas de vacinas. A previsão é que 9 milhões e 300 mil animais sejam vacinados no Paraná. Em Londrina, o rebanho deve chegar a 250 mil cabeças.

No final do mês passado, o pedido para antecipar a retirada da vacina contra a febre aftosa no Paraná, feito pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), pecuaristas e entidades do agronegócio estadual foi aceito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O governo federal confirmou a autorização para que a última campanha de vacinação ocorra em maio de 2019. Desta forma, o Paraná irá deixar o Bloco V, junto com o Rio Grande do Sul, Santa Catarina (que já é área livre de febre aftosa sem vacinação), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para integrar o Bloco I, com Acre, Rondônia e partes de Amazonas, do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA).

Desde 2000, o Paraná é estado livre de febre aftosa com vacinação.

Por Claudia Lima

Comentários