SEGUNDA, 09/08/2021, 09:58

A cada 48 horas, um animal de grande porte é recolhido nas ruas e avenidas de Londrina

Somente no primeiro semestre deste ano, foram 89 apreensões, uma média de 14 por mês. Em alguns casos, equipes são intimidadas e até ameaçadas pelos proprietários dos animais

A Secretaria Municipal do Ambiente divulgou um balanço relacionado ao serviço de recolhimento de animais de grande porte em Londrina, e os números são impreesionantes. Em todo o ano passado, foram realizadas cerca de 200 apreensões. Já no primeiro semestre deste ano, foram 219 chamadas, uma média de 36 por mês, que resultaram no recolhimento de 89 cavalos, cerca de 15 todos os meses. Ou seja, a cada 48 horas, um animal é recolhido nas ruas e avenidas da cidade.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, lembrou que a criação de animais de grande porte no perímetro urbano de Londrina está proibida já há mais de dois anos, e que, desde então, a Sema tem mantido uma empresa à disposição, 24 horas por dia, para fazer o recolhimento principalmente de cavalos sempre quando há denúncias. As equipes sempre vão acompanhadas da Guarda Municipal, já que, em boa parte dos casos, os supostos donos dos animais aparecem para intimidar e até ameaçar os trabalhadores. Na semana passada, por exemplo, houve princípio de tumulto durante o recolhimento de quatro cavalos na região do jardim São Jorge, na zona norte de Londrina.

Siena explicou que os animais recolhidos são encaminhados para um propriedade rural, também contratada pela prefeitura, e posteriormente leiloados para produtores e fazendeiros. O antigo dono até pode requerer o cavalo de volta, desde que ele comprove que vai conseguir criar o animal longe da cidade.

Além da apreensão do animal, o responsável pode ser multado pela prefeitura.

O telefone da Sema, para denúncias e mais informações, é o 3372-4765. As queixas também podem ser feitas no 153 da Guarda Municipal.

Por Guilherme Batista

Comentários