QUARTA, 01/08/2018, 19:33

A cada três dias, um banco é assaltado ou arrombado no Paraná

Último dos roubos aconteceu em Londrina na segunda-feira, quando grupo fortemente armado estourou portas de agência da Caixa e aterrorizou funcionários e clientes. Para sindicato, empresas precisam investir mais em segurança.

O Paraná fechou o mês de julho como o quinto estado brasileiro com o maior número de crimes cometidos contra agências bancárias e carros-fortes. Segundo levantamento do Sindicato dos Bancários, foram registrados cerca de 60 roubos ou arrombamentos no período, praticamente um a cada três dias. Em Londrina, foram pelo menos três assaltos violentos neste ano, o último deles na segunda-feira, quando bandidos fortemente armados invadiram uma agência da Caixa Econômica Federal na avenida Inglaterra, na zona sul, e fizeram o terror de clientes e funcionários. Os ladrões chegaram a atirar contra a porta de vidro do local e fugiram em dois veículos levando uma quantidade de dinheiro ainda não divulgada. Os carros foram localizados pela polícia, mas os criminosos seguem foragidos.

Em entrevista à CBN, o presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Elias Jordão, destacou que as empresas precisam investir mais em segurança. Medidas simples, como readequações em portas giratórias, instalação de divisórias nos caixas e vidros blindados, poderiam fazer toda a diferença, na avaliação do sindicalista.

Por outro lado, a Febraban, federação que representa os bancos brasileiros, argumenta que somente no ano passado mais de 9 bilhões de reais foram investidos em ações e equipamentos pra melhorar a segurança das agências. A entidade destaca, também, que cerca de 220 crimes foram registrados contra os locais em 2017, o menor número dos últimos 17 anos, ainda de acordo com a federação. Um levantamento que não é reconhecido pelo sindicato, conforme Jordão.

Por Guilherme Batista

Comentários