SEGUNDA, 06/02/2017, 00:15

A crise econômica e a alta de juros para financiamentos faz aumentar a procura por consórcios

O otimismo para o setor em 2017 foi alavancado com o fechamento do mês de janeiro que apresentou alta superior a 26%. O setor de imóveis é o que se destaca.

Dados da BR Consórcios apontam que, em nível de Brasil, só no primeiro mês de janeiro houve um crescimento nas vendas de consórcios de 17%, se comparado com o mesmo período de 2016.

Segundo o gerente regional do Consórcio União, Rafael Augusto Carraro, as vendas desse mês de janeiro na região de Londrina, superaram as expectativas, houve um aumento de 26%. Com esse resultado já no início do ano a boa estimativa de reação do mercado em 2017 é confirmada.

A Associação de Consórcios – Abac aponta que o setor de imóveis apresentou queda de 5% nas vendas do ano passado e o setor que se destacou foi o de veículos. Já para esse ano, no primeiro mês, Augusto ressalta que o setor que impulsionou as vendas foi o de imóveis seguido por veículos e o de serviços fica com o terceiro lugar.

A gerente de caixa, Daniela de Souza, fez o primeiro consórcio há dois anos e para esse ano espera fazer um novo consórcio para a casa própria.

O corte em programas do governo federal, para aquisição da casa própria pode ter impulsionado ainda mais o setor.

Segundo o economista, Carlos Roberto Ferreira, o crédito tem sido mais limitado. As altas taxas de juros para financiamentos bancários tanto para imóveis, quanto para veículos têm feito os consumidores procurarem investimentos com juros baixos.

Comentários