QUARTA, 06/02/2019, 19:03

A partir de maio vacina contra a febre aftosa terá dosagem menor

Medida faz parte do plano nacional para encerrar a imunização contra a doença.

A partir do mês de maio, a dosagem da vacinação contra a febre aftosa será alterada de 5 para 2 ml. Além da alteração na quantidade da dose o medicamento agora será bivalente protegendo apenas contra dois sorotipos, o A24 e o O1, retirando a proteção contra o Vírus C.

De acordo com o Chefe da Divisão de Febre Aftosa e outras Doenças Vesiculares, Diego Viali dos Santos a alteração da dosagem acontece devido ao plano elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que pretende finalizar a imunização do rebanho brasileiro contra a doença em 2021, e entre essas medidas está a redução gradativa da vacinação no rebanho brasileiro.

Segundo Viali, a medida não afeta a eficácia do medicamento que continua passando por controle e testes no laboratório oficial do Ministério, onde são realizadas provas sorológicas para verificar se o resultado da vacina está realmente protegendo o animal.

O Governo do Paraná solicitou a antecipação do fim da vacinação no segundo semestre do ano passado. Para que essa solicitação seja atendida o estado precisa estar nas conformidades de uma lista de pré-requisitos que incluem desde postos de vigilância sanitária nas fronteiras até uma entidade que controle a sanidade animal.

O último foco de febre aftosa registrado no Brasil foi em 2006 no estado do Paraná, que na época teve uma queda de 60% nas exportações de carne.

Por Pauta CBN

Comentários