SEXTA, 30/10/2020, 19:25

A região de Londrina começará a desativação de 90 leitos de UTI adulto destinados a pacientes de Covid-19

A redução foi justificada pela taxa de ocupação, que tem se mantido abaixo de 50%.

Serão 90 leitos de UTI adulto a menos, 50 deles só em Londrina. Também serão fechados 10 leitos de UTI pediátrica e nove de enfermaria pediátrica na macro região Norte, que inclui Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ivaiporã. Também haverá redução de 119 leitos de enfermaria adulto, 26 deles em Londrina. Todos estavam reservados exclusivamente à pacientes de Covid-19. Mas como a taxa de ocupação estava abaixo da metade, a Secretaria Estadual de Saúde decidiu reduzir. A economia deve ser de aproximadamente R$ 5 milhões por mês, explica o diretor de gestão em saúde, Vinícius Filipak.

Ficarão ativos 116 leitos de UTI e 149 leitos de enfermaria adulto, além de 5 vagas de UTI para crianças, exclusivamente para Covid. Mas se a taxa de ocupação chegar a 75%, pode haver um movimento e ampliação rapidamente, porque os hospitais agora já tem capacidade física, equipamentos e orçamento.

Segundo Filipak, os recursos economizados com a redução de leitos continuarão disponíveis para emergências relacionadas à Covid ou poderão ser redirecionados para outras áreas de custeio do SUS.

Por Livia de Oliveira

Comentários