SEGUNDA, 26/07/2021, 10:13

Abrabar pede ao Governo do Paraná condições de negociações água e luz em atraso

Medida visa que donos de bares não sejam prejudicados na tomada de crédito por conta de pendências com Sanepar e Copel

Por conta dos prejuízos sofridos nos últimos 16 meses durante a pandemia, a Abrabar (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas) tenta negociar com Copel, Sanepar e Compagás, fornecedoras de serviços básicos, como luz, água e gás, condições mais favoráveis para o pagamento de contas em atraso e evitar o protesto dos débitos em cartório. 

Segundo o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, a reivindicação já foi encaminhada ao governo estadual.   A preocupação dos empresários é com o agravamento da situação financeira, já que o nome sujo resulta em aumento das restrições, como uma maior dificuldade na captação de crédito.   Aguayo ressalta suposto  desrespeito, pelas empresas, aos termos da lei estadual 187/2020 que proíbe as concessionárias de interromperem o fornecimento dos serviços de desses serviços essenciais para alguns públicos, entre eles, micro e pequenos empresários e MEI. 

Aguayo lembra que empresários terão de esperar cinco anos para ter o nome excluído do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), prazo determinado em lei. 
O pedido é pra suspender essas notificações. 

A Sanepar informou, por meio da assessoria de imprensa, que  não interrompe o fornecimento de água a nenhum cliente - residencial, comercial ou industrial por conta da pandemia – por inadimplência, a não ser a pedido do próprio cliente. Os protestos de dívidas, disse a empresa, também foram suspensos desde março de 2020. 

A Copel informou que não suspende as cobranças dos débitos em atraso para não comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da Companhia e, consequentemente, a concessão da distribuidora de energia elétrica. No entanto, a Copel oferece condições facilitadas de pagamento para os clientes que possuem débitos: 10% de entrada, parcelamento em 24 vezes, juros de 1% e 90 dias para começar a pagar.  

Em relação aos cortes, a Copel diz que está cumprindo a lei estadual que proíbe o corte de energia por inadimplência dos micro empreendedores individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas, além de outros segmentos de clientes. 
 

Por Guilherme Marconi

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