QUARTA, 03/04/2019, 19:36

ACIL registra queda de 20% no número de londrinenses que entrou para a lista de inadimplentes

Em contrapartida, indicador da entidade mostra que no primeiro trimestre quantidade de consumidores que conseguiu retirar nome do cadastro caiu 44%.

Os dados são do indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL. Quando são analisados os números do primeiro trimestre, a redução na quantidade de londrinenses incluídos no cadastro de restrição ao crédito foi de 20% na comparação com o mesmo período de 2018. O mês de março acabou registrando uma queda ainda maior, de 34%.

O professor e consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, afirma que os bons resultados em relação à inadimplência já vêm de alguns meses. Para o consultor, os números revelam, acima de tudo, um consumidor cada vez mais preocupado em não fazer novas dívidas e manter as contas no azul.

Por outro lado, o indicador da ACIL mostra que a quantidade de londrinenses que conseguiu retirar o nome do cadastro de inadimplência não seguiu a mesma tendência. Em fevereiro, o número de pessoas que negociou as dívidas recuou 4,8%. Nos três primeiros meses do ano, a queda chegou a 44% na comparação com o mesmo período de 2018. 

Marcos Rambalducci destaca que o resultado do trimestre está fortemente relacionado ao mês de janeiro, quando a redução da quantidade de pessoas que saiu do cadastro foi de 72%.

O consultor da ACIL alerta que enquanto a oferta de empregos não aumentar de forma consistente, esse cenário de oscilação dos indicadores de proteção ao crédito deve continuar.

Comentários