SEGUNDA, 20/03/2017, 00:30

Ações de combate a dengue são apresentadas pela Secretaria de Saúde de Londrina

O foco tem sido prevenção, além de combate. O segundo LIRAa está previsto para iniciar em abril.

O Comitê Gestor Ampliado Contra a Dengue em Londrina se reuniu na última sexta-feira para apresentar o resultado de ações de combate contra o mosquito Aedes Aegypti.

O mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, febre chikungunya e o zika vírus tem sido combatido com orientações educativas e principalmente com prevenção.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, os números de casos confirmados de pessoas com dengue em Londrina estão bem abaixo do esperado. Os últimos dados são de 17 casos confirmados nesse ano. Sendo resultado das ações preventivas.

O 2º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti – Liraa desse ano já está sendo programado para o início do próximo mês. O primeiro Liraa ficou superior a 4.1%. Com esse resultado se define as estratégias de combate e qual região é a mais problemática com focos do mosquito transmissor das doenças.

A Organização Mundial da Saúde – OMS e o Ministério da Saúde preconizam que o Liraa fique abaixo de 1%.

Machado ressalta que é precoce gerar uma expectativa de redução dessa porcentagem, porém o primeiro Liraa foi o menor do período nos últimos quatro anos.

O Secretário Municipal de Saúde lembrou ainda que uma das formas de prevenção e combate a doença é a vacina disponível de graça para pessoas entre 15 e 27 anos de idade nas Unidades Básicas de Saúde.

Para denuncias de focos do mosquito da dengue basta ligar para o 0800 400 1893.

Comentários