QUARTA, 15/02/2017, 19:05

Ações de combate ao alcoolismo são destaque em programas para saúde do trabalhador

Dados revelam que mais de 14 mil trabalhadores no estado precisaram de um apoio contra a ingestão da bebida.

Estudos da Organização Mundial da Saúde – OMS apontam que no Brasil o consumo de álcool por pessoa é 40% superior a média mundial.

Outro dado que revela o excesso de consumo de álcool no país foi apontado pela organização Pan-Americana de Saúde – Opas, mais de 73 homens a cada 100 mil e 11 mulheres a cada 100 mil morreram por causa da ingestão de álcool. O que coloca o país como o terceiro colocado em consumo de bebidas alcoólicas, entre os países da America do Sul.

Todos esses dados levaram à celebração do Dia Nacional da Luta Contra o Alcoolismo que é agendado para o dia 18 de fevereiro.

A analista técnica do programa cuide-se mais do Sesi Paraná, Silvia Teuber, explica que o objetivo da celebração da data contra o consumo de álcool  vem mais para pautar um debate entre os pessoas que passem por esses problemas ou até mesmo pelos familiares.

O foco em discutir e debater no programa cuide-se mais é que mais de 14 mil trabalhadores foram atendidos só em 2015 e 2016 nas ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, dentro do sistema Sesi. 12 Indústrias do estado foram atendidas com consultoria do programa.

Alguns critérios são usados para diagnosticar uma pessoa com transtornos relacionados ao alcoolismo podendo levar a dependência e são: individual, social, e ambiental.

Comentários