QUINTA, 02/07/2020, 19:07

Aeroporto de Londrina deve ir a leilão no primeiro trimestre de 2021

Anac divulgou edital com 22 novos terminais que estão nesse lote.

O Aeroporto Governador José Richa de Londrina está entre os 22 terminais aeroportuários com edital aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac para a sexta rodada de concessões de aeroportos. Com isso os aeroportos serão leiloados no primeiro trimestre de 2021.

No Paraná, além do aeroporto de Londrina estão outros três, o de Curitiba, Foz do Iguaçu e Bacacheri.

Os leilões nessa etapa foram divididos em três blocos dividindo por regiões: sul, norte e centro-oeste do País.

Para ampliar a concorrência no certame o edital está aberto para os pretendentes contratarem uma operadora aeroportuária e formarem um consórcio com participação mínima de 15% para um dos integrantes do grupo.

De acordo com o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina – Codel, Bruno Ubiratan, essa notícia traz ânimo para o desenvolvimento do aeroporto e da região. A expectativa do instituto era essa mesmo, de no mais tardar início do ano que vem.

As desapropriações finais para ampliação do aeroporto, em um convênio da prefeitura com a Infraero, estão em fase final e não devem comprometer o processo no leilão, pelo contrário, pode favorecer segundo Bruno Ubiratan.

São nove lotes que estão aguardando resultado da justiça.

A expectativa da Anac, só para o bloco sul que compreende aeroportos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Paraná espera investimentos de R$ 8,9 bilhões, o que representa o maior volume de recursos. Somados os blocos norte e central são outros R$ 8,9 bilhões para contratos de 30 anos.

Os documentos aprovados pela Anac ainda seguem para o Tribunal de Contas da União – TCU.

Comentários