TERCA, 23/07/2019, 19:36

Aeroporto tem alta de 10% na movimentação de passageiros, mais que o triplo da média nacional

Foram quase 45 mil embarques e desembarques a mais em relação ao primeiro semestre do ano passado.

O Aeroporto Governador José Richa fechou os primeiros seis meses do ano com uma alta de 10% na movimentação de passageiros.  Segundo a Infraero, foram 497 mil embarques e desembarques no terminal de janeiro a junho. Quase 45 mil a mais que os 452 mil registrados no mesmo período de 2018. É o melhor número do aeroporto, em um primeiro semestre, desde 2015, quando quase 535 mil pessoas passaram pelo terminal.  Os outros aeroportos administrados pela Infraero também registraram crescimento nos embarques e desembarques no primeiro semestre, mas nada comparado aos 10% de aumento em Londrina. No país, o crescimento foi de apenas 3%.

A superintendente do aeroporto, Sandra Aparecida de Oliveira, se disse surpresa com o resultado do primeiro semestre e cita a vocação da cidade para o turismo de negócios. A superintendente avalia que o aumento na circulação de passageiros pelo aeroporto da cidade de janeiro a junho se deve basicamente à melhora da economia.

A expectativa da Infraero é que o terminal feche o ano com cerca de 980 mil viajantes, uma alta de 4% em relação a 2018, que registrou 943 mil pessoas transportadas. O número ainda é pequeno se considerada a capacidade máxima do aeroporto, de pouco mais de 3 milhões de passageiros ano.

Sandra de Oliveira acredita que para ampliar o movimento de passageiros no aeroporto e fazer com que ele chegue perto da capacidade máxima, a cidade precisa investir mais na divulgação de sua vocação como destino de negócios.

O terminal está no pacote de privatizações anunciado pelo Governo Federal para o estado, junto com os aeroportos de Curitiba e Foz do Iguaçu. A previsão, de acordo com a Secretaria Nacional de Aviação Civil, é que a empresa ganhadora do edital invista cerca de R$ 200 milhões no terminal. O edital deve ser aberto em quatro meses.

Hoje, o aeroporto Governador José Richa recebe aviões de três companhias aéreas, que operam vôos diretos para Guarulhos, Campinas, Congonhas, Curitiba e Cuiabá, além de outras cidades por conexões. Segundo a superintendente do terminal, as opções podem aumentar em breve, já que uma das empresas que operam no terminal estaria negociando um novo vôo regional para Cascavel.  

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade