QUARTA, 01/02/2017, 18:12

Agentes da Secretaria de Saúde atuam em bairro onde índice de infestação pelo Aedes Aegypti foi dez vezes maior que a média da cidade

A cada 100 casas visitadas no Parque Germano Balan, o mosquito foi encontrado em 40.

O 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti de 2017 mostrou que o Parque Germano Balan, na zona norte da cidade, tem dez vezes mais mosquitos do que a média geral da cidade, que ficou em 4%. No bairro, que concentra muitas empresas e galpões, o LIRAa ficou em 40%. Isso significa que a cada 100 imóveis visitados pelos agentes, 40 estavam com focos do Aedes aegypti. A educadora em Endemias da Secretária de Saúde, Lucimara Vasconcelos, destaca que o índice do bairro acendeu o sinal de alerta. As ações no bairro começam nessa quinta-feira.

As visitas dessa quinta-feira pela manhã serão a duas empresas do bairro. Os funcionários assistirão uma palestra onde vão aprender sobre o ciclo evolutivo do mosquito, as doenças que ele transmite, os sintomas e formas de prevenção. Segundo a educadora em Endemias da Secretaria, além das ações educativas, dois agentes de endemias farão vistorias em todas as áreas das empresas. Segundo Lucimara Vasconcelos, o risco de doenças atinge também os moradores de bairros próximos, já que o Aedes aegypti vai longe, consegue voar de 3 a 4 quilômetros.

Além das empresas, na sexta-feira pela manhã, as equipes da Secretaria vão estar em locais de grande circulação de pessoas. Serão quatro supermercados, em três bairros da região sul e um da região oeste da cidade. Os clientes vão receber uma lista com orientações sobre os locais em casa nos quais se deve ter mais atenção, além de outras informações sobre o mosquito e as doenças que ele transmite.

Além da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus, Lucimara Vasconcelos destaca que o Aedes aegypti também é responsável por transmitir a febre amarela silvestre.

Do início do ano até o dia 31 de janeiro, a Secretaria de Saúde registrou 444 notificações de dengue na cidade. Deste total, oito casos foram confirmados e 45 descartados. Outros 391 casos estão aguardando o resultado dos exames de laboratório.

Comentários