QUINTA, 24/08/2017, 18:31

Agentes do Grupamento Escolar da Guarda Municipal estão aprendendo a se comunicar pela LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais

Aulas são ministradas por um agente da Guarda, que é instrutor da língua e de forma voluntária está ensinando os colegas.

São cerca de oito alunos, todos agentes do Grupamento Escolar da Guarda Municipal de Londrina. As aulas estão sendo ministradas pelo agente José Henrique de Souza, que é instrutor da língua e decidiu voluntariamente ensinar os colegas. De Souza conta que teve o primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais na infância. Ele explica que tinha um amigo com deficiência auditiva e para poder conversar e interagir com ele precisou aprender a Língua.

O agente explica que nas duas aulas semanais são abordadas noções básicas da LIBRAS, além do contexto histórico e a legislação. O curso tem duração de 20 horas e ao final os agentes receberão um certificado da Prefeitura. De Souza acredita que esse tipo de conhecimento pode fazer a diferença no dia a dia do trabalho de rua dos agentes. E diz que ele e muitos dos colegas já viveram situações no dia a dia em que o fato de não conhecer a LIBRAS fez falta.

O agente afirma que a ideia é levar o curso de Libras para outros grupamentos da Guarda Municipal, após o fim dessa primeira turma em setembro. Segundo De Souza, os colegas estão animados com as aulas.

A Língua Brasileira de Sinais foi oficializada no país em 2002.

Comentários