TERCA, 18/12/2018, 20:50

Agentes do Procon fiscalizam lojas de departamento em Londrina

Cinco grandes estabelecimentos da região central da cidade foram visitados e três foram autuados por problemas como a falta de preços nos produtos.

A fiscalização foi específica para as lojas de departamentos e no total visitou cinco grandes estabelecimentos da área central da cidade, entre a segunda e a terça-feira. De acordo com o coordenador do Procon, Gustavo Richa, o principal objetivo da ação, que faz parte do cronograma definido pelo órgão para 2018, foi trazer mais segurança para o consumidor nas compras de Natal. Segundo Richa, entre as irregularidades mais encontradas nas lojas de departamentos estão a ausência de preços, tanto nas gôndolas quanto nas vitrines, e a falta do Código nas lojas.

Gustavo Richa orienta o consumidor a tomar alguns cuidados nessa época. Uma das coisas mais importantes é verificar, por exemplo, se a loja aceita a troca. Já que ela só é obrigatória quando o produto está com defeito. O melhor mesmo é perguntar antes de fechar a compra e sempre guardar a nota fiscal.

O coordenador do Procon explica que das cinco lojas de departamentos fiscalizadas três foram autuadas por algum tipo de irregularidade e  podem vir a ser multadas.

Richa destaca outro ponto que o consumidor deve ficar atento, a garantia. Segundo o coordenador do Procon, ela varia de acordo com o tipo de produto, mas para a maioria dos itens o prazo é de 90 dias.

A partir desta quinta-feira, 20, o atendimento presencial ao público fica suspenso no órgão. Com isso, todos os prazos processuais administrativos ficam suspensos e só voltam a correr no dia 7 de janeiro, quando o órgão reabre. Gustavo Richa explica que durante esse período a fiscalização e o trabalho interno continuam.

O coordenador do Procon afirma que a suspensão do atendimento presencial ao público é necessária em função das férias obrigatórias para os 25 estagiários de nível superior do órgão.

O consumidor pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 151 ou pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br.

Comentários