SEGUNDA, 18/06/2018, 06:20

Ainda estamos na metade do ano, mas o brasileiro já pagou mais de R$ 1 trilhão em impostos. Além de pagar muito, tem ainda a burocracia

E para alertar o cidadão sobre o problema, o Sindicato dos Contabilistas de Londrina foi pro Calçadão neste fim de semana.

É taxa de água, de iluminação pública, ICMS, IPI, Imposto de Renda... E por ai vai. Em cinco meses do ano, o brasileiro já pagou mais de R$ 1 trilhão em impostos.

E nesse enorme bolo tributário, quem mais arrecada é a União, 57% dos impostos vão para o Governo Federal. Tem imposto sobre importação, imposto sobre a exportação, sobre produtos industrializados, além do famoso imposto de renda e do IOF. Já os estados ficam com 25% desse bolo. Dinheiro que vem de impostos como o ICMS, sempre que compramos um produto que precisar ir de um Estado para outro, como o IPVA, que é anual, pra quem tem carro ou moto, entre outros... E tem ainda os impostos municipais, como o IPTU e o ISS que correspondem a 18% do total arrecadado no país.

E com tanto imposto, era de se esperar que tivéssemos serviços públicos de qualidade, comparáveis aos de países de primeiro mundo. É o que diz o médico Jorge Luiz Massar. Para ele temos um sistema injusto, em que o cidadão paga muito e tem pouco retorno.

O vendedor Michel Augusto tem a mesma opinião. Para ele o Brasil se tornou um país caro de viver. É muito imposto e poucos serviços públicos de qualidade.

Como micro empreendedor, David Manuel Porfírio sente na pele as dificuldades do nosso sistema tributário. Ele acredita que arrecadamos como países desenvolvidos, mas o dinheiro pago pelo cidadão acaba sendo engolido pela má gestão e pela corrupção.

E pra chamar a atenção do londrinense sobre o tamanho dessa carga tributária, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Londrina e Região, o Sescap, decidiu ir pro Calçadão. O objetivo do III Bolo Tributário, uma parceria com o Sincoval, a Fecomércio e o SESI, é mostrar para a população a quantidade de impostos que se paga no Brasil e pra quem ele vai.

O presidente do Sescap, Euclides Correia, afirma que temos um sistema extremamente burocrático e que precisa ser simplificado. Correia diz que a Reforma Tributária é fundamental, mas avalia que ela precisa ser amplamente discutida com toda a sociedade.

Quem quiser conferir quanto o brasileiro pagou de imposto esse ano, a Associação Comercial de São Paulo disponibiliza na internet o chamado impostômetro, uma espécie de calculadora de tributos atualizada em tempo real. O endereço é impostometro.com.br.

Comentários