SáBADO, 20/03/2021, 07:00

Ainda sob efeito do La Niña, outono paranaense deve ser de poucas chuvas

Com plantio atrasado, produção de milho pode ser prejudicada e agricultores devem ficar atentos a risco de geada durante período.

Os primeiros dias da nova estação, que teve início na manhã deste sábado (20), devem apresentar uma grande amplitude térmica, com manhãs e noites amenas, enquanto o período da tarde apresenta elevação nas temperaturas, o que pode causar a sensação de abafamento.

A tendência deve durar até o início de maio, quando ocorre entrada de massas de ar de origem polar na região e o clima fica mais moderado.

Segundo Ângela Costa, meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o fenômeno climático La Ninã, que consiste na diminuição da temperatura do Oceano Pacífico, deve continuar atuando nas condições atmosféricas do Paraná durante boa parte da estação. Com isso, o volume de chuvas durante o outono deve ser menor, assim como registrado no último verão.

Além do clima mais seco, com o avanço da estação, e ondas de ar frio, a região de Londrina também pode registrar episódios de geadas durante o outono. Estas tendências climáticas representam desafios a mais para o produtor rural.

De acordo com Heverly Morais, agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), o setor da agricultura já vem encarando dificuldades na produção, por conta do atraso na colheita da soja, que acaba atrapalhando o plantio do milho safrinha, principal cultura da estação.

Ela explica que o atraso na semeadura pode prejudicar as safras pelas baixas temperaturas, como também pela redução da luminosidade no campo.

Ela ainda explica que outras culturas também são sensíveis às geadas, mas por se tratar de um clima típico na região, produtores já estão habituados aos procedimentos para evitar novas perdas.

A partir da primeira semana de maio, uma ação em conjunto entre Simepar e IDR faz o monitoramento e alerta sobre o risco de geadas. A orientação é de que os produtores acompanhem os boletins informativos dos institutos. O outono termina no dia 21 de junho, para dar lugar ao inverno.

Comentários