TERCA, 07/05/2019, 19:12

Alerta Geada começa a ser emitido nesta quinta-feira e vai até o fim de setembro

Tendência é de inverno ameno, mas um pouco mais frio e chuvoso que o do ano passado. Novidade esse ano é o aplicativo IAPAR Clima.

O Alerta Geada, uma parceria do Simepar e do Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, começa a ser emitido nesta quinta-feira para todo o estado. O serviço não tem uma data fixa para terminar e deve funcionar por quatro meses e meio, até o fim do inverno, lá pelos últimos dias de setembro. O Alerta Geada foi criado há 25 anos, originalmente para informar, com antecedência de 48 e 24 horas, os cafeicultores sobre a probabilidade de geadas.

Além dos cafeicultores, o serviço também se mostrado útil para outros segmentos do agronegócio, como a produção de hortaliças, e até para o comércio, a construção civil e o turismo.

Segundo a meteorologista do IAPAR, Ângela Costa, a tendência é de um inverno dentro da normalidade, mas um pouco mais frio e chuvoso que o do ano passado. Por conta disso, a possibilidade de geadas aqui no Norte do Estado existe, mas é pequena. Resultado da influência do fenômeno El Niño, de fraca intensidade, que já começa a se formar nas águas do oceano Pacífico Equatorial.

Na prática, o serviço começa com a previsão do Simepar. A partir daí, a equipe de agrometeorologistas do Iapar analisa e interpreta as informações e caso haja a possibilidade de geada, o aviso é enviado por e-mail, celular, publicado nas redes sociais e divulgado nos veículos de comunicação.

Se as condições para a formação da geada continuarem, um novo aviso é enviado até 24 horas antes do evento. No site do IAPAR, também há algumas medidas emergenciais que podem ser tomadas pelo produtor rural para evitar perdas em lavouras novas e viveiros.

Esse ano, a novidade é o aplicativo IAPAR Clima, que, por enquanto, está disponível apenas para aparelhos Android e pode ser baixado gratuitamente no Google Play. A versão para IOS ficará pronta nos próximos meses.

A meteorologista diz que, comparado ao inverno de 2018, de poucas chuvas, a estação desse ano deve ser um pouco mais generosa com os produtores rurais.  

Além do aplicativo, o serviço também publica os boletins nos sites do Simepar e do Iapar.  As informações também podem ser acompanhadas pelo Disque Geada, o número é o (43) 3391-4500.

Comentários