SEGUNDA, 07/05/2018, 18:49

Alerta Geada começa a ser emitido nesta terça-feira e vai até 22 de setembro

Segundo o Simepar, tendência é de inverno um pouco mais rigoroso esse ano aqui no Paraná.

O Alerta Geada, uma parceria do Simepar e do Instituto Agronômico do Paraná, começa a ser emitido nesta terça-feira para todo o estado. O serviço segue funcionando por quatro meses e meio. Vai até o fim do inverno, no dia 22 de setembro.

O Alerta Geada informa aos cafeicultores a probabilidade de ocorrência de geada na região cafeeira com antecedência de 48 e 24 horas e permite que eles se antecipem à geada, protegendo a lavoura e reduzindo ou até evitando as perdas.

Além dos cafeicultores, o serviço também se mostrado útil para outro segmento do agronegócio, como a produção de hortaliças, e até para o comércio, a construção civil e o turismo.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, possibilidade de geadas aqui na região só mesmo em junho e julho. Segundo o meteorologista, a tendência é de um inverno um pouco mais frio esse ano aqui no Paraná.

O serviço começa com a previsão do Simepar. A partir dela, a equipe de agrometeorologistas do Iapar analisa e interpreta as informações e caso haja a possibilidade de geada, o aviso é enviado por e-mail, celular, redes sociais e veículos de comunicação.

Além disso, um boletim é divulgado nos sites do Simepar e do Iapar.  O produtor rural também pode acompanhar as informações pelo Disque Geada, no telefone (43) 3391-4500.

Se as condições para formação da geada persistirem, um novo aviso é enviado até 24 horas antes. No site do Iapar, também há algumas medidas emergenciais que podem ser tomadas pelo produtor rural para evitar perdas em lavouras novas e viveiros. Todas as dicas estão no site do Instituto: www.iapar.br.

Para receber os avisos do Alerta Geada, os interessados devem preencher um formulário também na página da instituição.

Comentários