SEXTA, 14/05/2021, 18:32

Ambulatório de fisioterapia da prefeitura vai ajudar na reabilitação de pessoas com sequelas da Covid-19

Serviço busca suprir aumento na demanda por atendimentos em unidades de saúde da cidade.

O espaço conta com aparelhos destinados ao tratamento de pacientes que se recuperam de quadros graves da Covid-19. Os atendimentos começam a ser realizados na segunda-feira no Ambulatório de Fisioterapia no prédio da Policlínica, que fica na Rua Brasil, 1.032, região central de Londrina.

O espaço tem capacidade para receber 20 pessoas diariamente, entre manhã e tarde, que serão acompanhadas por fisioterapeutas e profissionais de Educação Física. Entre os equipamentos disponíveis, esteiras, halteres e minibands, bicicletas ergométricas e escada de canto.

O secretário municipal de Saúde Felippe Machado explica que o serviço busca atender uma demanda crescente de pessoas que apresentam sequelas da doença e que procuram Unidades Básicas de Saúde do município precisando de reabilitação.

Além dos aparelhos motores, o Ambulatório dispõe de instrumentos para eletroterapia que ajudam a atenuar dores musculares. O foco do atendimento no serviço é possibilitar que os pacientes desenvolvam mais autonomia e independência no processo de reabilitação, combinando exercícios para melhorar o condicionamento físico e técnicas para reduzir outras sequelas da infecção.

O secretário afirma que o espaço já vinha sendo preparado antes mesmo da pandemia, mas com o avanço do coronavírus, o Ambulatório de Fisioterapia foi repensado para suprir o aumento da procura pelo acompanhamento pós-covid. Ele explica que os atendimentos vão ser agendados de acordo com a análise do serviço de regulação do município.

O Serviço Especializado de Fisioterapia propõe ainda aos pacientes, técnicas de analgesia e auriculoterapia, ramo da acupuntura que busca aliviar dores por meio do estímulo das orelhas, além de reabilitação vestibular, que é voltada a pessoas que relatam vertigem.

Comentários