QUINTA, 03/08/2017, 19:20

Amepar, Secretaria Estadual de Agricultura e Emater dão primeiro passo para formar Território da região

Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema, a criação do território vai unir forças e deve viabilizar mais recursos e trazer desenvolvimento para a região.

A decisão de unir os municípios da Amepar em um território foi tomada durante o lançamento da campanha “Trate bem o seu solo”, nesta quinta-feira, na Sociedade Rural do Paraná. Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema e prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio, a adoção do território é uma reivindicação antiga dos municípios que fazem parte da Amepar. Além de ampliar o acesso a programas e recursos do Ministério da Agricultura, a união dos municípios em um território, segundo Nicácio, é indispensável para desenvolver políticas públicas que reflitam as necessidades e demandas coletivas das cidades. De acordo com o presidente da Amepar, algumas regiões do estado já se uniram para formar os chamados territórios.

Fazem parte da Associação 22 municípios, entre eles Cambé, Centenário do Sul, Ibiporã, Jaguapitã, Londrina, Porecatu, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. Luiz Nicácio avalia que não se pode mais pensar o desenvolvimento de forma local. E diz que a última experiência de território criado aqui no estado foi em Paranavaí.  

Segundo o presidente da Associação, o próximo passo para colocar em prática o projeto do território da Amepar é a criação das Câmaras Setoriais.

Na próxima semana, representantes da  Associação, da Secretaria de Agricultura e da Emater vão iniciar a elaboração do projeto do Território, que vai ser apresentado aos prefeitos dos municípios que fazem parte da Associação.

Comentários