SEGUNDA, 19/06/2017, 00:35

Anatel dá prazo de 30 dias para Sercomtel elaborar Plano de Saneamento Financeiro

Prejuízo acumulado de R$ 190 milhões, anunciado em março, foi o principal motivo para a medida tomada pela agência reguladora.

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, anunciou que vai acompanhar de perto a administração da Sercomtel. Com o anúncio de um prejuízo acumulado de R$ 190 milhões, a empresa tem agora o prazo de 30 dias para apresentar um Plano de Saneamento Financeiro à agência. No encontro que tiveram em Brasília com o presidente da Anatel, Juarez Quadros, o prefeito Marcelo Belinati, e o presidente da Sercomtel, Luiz Carlos Adati, garantiram que o plano será apresentado no prazo pedido e que todas as medidas necessárias à recuperação da empresa estão sendo tomadas. Segundo Adati, na há risco da Sercomtel ter a licença de operação extinta em caso de não apresentação do plano de saneamento financeiro. 

A Anatel já vinha acompanhando as operações da Sercomtel desde 2009 e chegou a sugerir medidas para enxugar gastos e readequar as finanças da empresa. Segundo Adati, desde março a Sercomtel adotou dezenas de medidas para cortar gastos e aumentar receitas.

O presidente da Sercomtel diz ainda que a redução de despesas vem acompanhada de projetos que devem aumentar a participação da empresa no setor de tecnologia. E que espera que até o fim da gestão do prefeito Marcelo Belinati, a empresa esteja saneada.

O município tem 55% das ações da Sercomtel e a Copel é proprietária dos outros 45%. A Sercomtel tem, atualmente, cerca de 265 mil assinantes de telefonia fixa, 168 mil de banda larga fixa e pouco mais de 71 mil em telefonia móvel.

Comentários