QUINTA, 26/03/2020, 15:04

Aneel suspende por três meses corte de luz por falta de pagamento

Copel explica que esta medida é para minimizar os problemas causados pelo novo coronavírus. Quanto a isenção de pagamento, a regra vale apenas para famílias cadastradas na tarifa social.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai suspender por três meses o corte no fornecimento de energia elétrica dos consumidores residenciais urbanos e rurais e de atividades essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Para evitar a circulação de profissionais que prestam serviços para as distribuidoras, foram suspensas a entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores e a permissão para que as distribuidoras realizem a leitura em horários diferentes do usual.

A Copel, por meio de nota, informa que “a faixa de isenção para subsídio da fatura de energia elétrica para famílias de baixa renda será ampliada e que, também, irá suspender por 90 dias, a partir desta quarta-feira (25), os cortes por inadimplência de unidades consumidoras residenciais, inclusive as de baixa renda, além de serviços e atividades consideradas essenciais, conforme a legislação, tais como hospitais e assistências médicas. A medida vale para toda a área de concessão da Companhia e tem o objetivo de permitir que as pessoas afetadas economicamente pela crise trazida pela pandemia de infecção por coronavírus (COVID-19) possam se organizar para realizar os pagamentos”.  

Além disso, nesta semana, o governador Ratinho Junior anunciou a alteração faixa de consumo que isenta do pagamento as famílias cadastradas na tarifa social. Com a ampliação para 150 kWh de consumo por mês, estima-se que 217,5 mil famílias sejam beneficiadas com essa decisão do governo. De acordo com a Copel, as regras, até então, estabeleciam que toda família cadastrada recebesse 100% de desconto quando o consumo era de até 120 kWh por mês. O aumento desse limite permite aumentar o benefício para mais 57,5 mil famílias.

É importante destacar que essa isenção não é para todos. A cobrança das faturas das demais classes e aquelas anteriores às mudanças anunciadas continuam válidas. Portanto, o consumidor que teve sua energia cortada por falta de pagamento anterior deve quitar o débito e solicitar a religação nos canais de atendimento da empresa.

Por Claudia Lima

Comentários