SEXTA, 27/11/2020, 10:30

Apenas 60% dos pecuaristas de Londrina atualizaram rebanhos junto à Adapar até o momento

Campanha termina nesta segunda-feira, e produtor que não fizer o cadastro ficará impedido de obter documento necessário para movimentação de animais entre propriedades e frigoríficos.

O pecuarista paranaense que ainda não atualizou o rebanho junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Adapar, precisa correr contra o tempo se quiser participar da campanha. O prazo para atualização termina nesta segunda-feira. Quem não agir dentro do prazo estipulado não poderá obter a chamada Guia de Trânsito Animal, documento que permite a movimentação de animais entre propriedades rurais e frigoríficos para abate. Neste ano, a campanha teve início em maio e está sendo realizada em uma única etapa por conta da pandemia de coronavírus. Em Londrina, apenas 60% ou 550 dos 910 pecuaristas cadastrados tinham feito a atualização até sexta-feira. Em todo o estado, 230 mil propriedades precisam atualizar os rebanhos. O processo substitui as campanhas de vacinação contra a febre aftosa que, até 2019, eram feitas duas vezes ao ano.

O fiscal da Adapar em Londrina, Marcelo Dieguez, explica que o produtor precisa cadastrar todos os animais de sua propriedade.

O interessado por fazer a atualização diretamente no site da Adapar. O sistema inclui todas as espécies de animais de produção, o que visa garantir a rastreabilidade e a sanidade de todo o rebanho do estado. Em Londrina, o cadastro também pode ser feito na sede da agência, que, atualmente, funciona junto às atividades do antigo Iapar, às margens da PR-445, e também no Sindicato Patronal Rural da cidade, anexado ao parque Ney Braga.

Além de não poder tirar a Guia de Trânsito Animal, o pecuarista com o rebanho desatualizado poderá sofrer sanções administrativas e até ser multado. O valor da infração é de cem reais por animal não cadastrado. O site da Adapar, mas para informações, é o www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaoerebanho.

Por Guilherme Batista

Comentários