SEGUNDA, 16/08/2021, 15:34

Apenas três municípios do Paraná possuem índice abaixo de 75% de aplicação de vacinas

Notificações do Tribunal de Contas levam prefeituras a alimentar sistema do Ministério da Saúde com maior agilidade

O Tribunal de Contas do Paraná detectou que apenas três municípios do Estado possuem números inferiores a 75% de aplicação. A medida é referente ao percentual de doses aplicadas em comparativo com enviado pela secretaria estadual de saúde. Ortigueira com 71,1%), Ipiranga com 74,4% e Mariluz (74,8%) são os mais atrasados.

Esse percentual tem crescido após as primeiras fiscalizações do órgão de controle. Em dois meses a média no Estado subiu de 78,9% para 89,9%.  Londrina, por exemplo, está com percentual de 86%, um pouco abaixo da media, mas ainda dentro do preconizado pelas TCE.

O Tribunal já notificou 32 prefeituras que tinham ficado abaixo da média estabelecida.

Segundo o coordenador geral de Fiscalização do Tribunal, Rafael Ayres, pela primeira vez, nenhuma prefeitura tenha tido resultado inferior a 70%. Ele explica que a fiscalização é feita com base no Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização alimentado pelos próprios municípios.  

 A Corte continuará realizando esse acompanhamento de forma periódica. Os municípios em atraso são notificados. Mas segundo, o coordenador de fiscalização, o trabalho é mais orientativo para que os municípios alimentem o sistema e para corrigirem as falhas no processo de vacinação.

Os municípios que apresentarem números insatisfatórios continuarão a ser notificados, a fim de que corrijam possíveis atrasos no processo de vacinação ou mesmo problemas na alimentação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. Em seu artigo 15, a Lei nº 14.124/2021 determina que as prefeituras registrem na referida plataforma, de maneira diária e individualizada, os dados relativos à aplicação dos imunizantes contra o novo coronavírus e à ocorrência de eventuais eventos adversos.

Por Guilherme Marconi

Comentários