QUINTA, 07/01/2021, 18:14

Apesar da pandemia, comerciantes de Londrina avaliam vendas de Natal como positivas

Pesquisa da ACIL ouviu pouco mais de 100 empresários varejistas entre o fim de dezembro e os primeiros dias de janeiro. Destaque do Natal foi o desempenho das lojas de bairro.

A pesquisa encomendada pela ACIL ouviu 108 comerciantes londrinenses e 55,5% deles avaliaram as vendas do Natal como ótimas ou boas. Além disso, pouco mais de 33% dos varejistas entrevistados responderam que o faturamento foi regular e 11% disseram que foi ruim ou péssimo. Quando comparado ao Natal de 2019, quase 52% dos comerciantes avaliaram que as vendas foram maiores ou iguais e 48% disseram ter sido menores no ano passado.

No varejo aqui de Londrina, o valor médio gasto pelo consumidor por presente foi de R$ 137 e os setores que registraram os maiores tíquetes foram o de móveis e as óticas. A pesquisa mostrou também que os segmentos que mais se destacaram nas vendas do último Natal foram o de confecção, calçados e as óticas, tradicionais do período.

A novidade em 2020, por conta do isolamento social causado pela pandemia, ficou para os resultados positivos das lojas de móveis e eletrônicos, explica o diretor comercial da ACIL, Angelo Pamplona.

A pandemia também trouxe algumas mudanças no comportamento do consumidor. A pesquisa revelou, por exemplo, que pouco mais de 65% das compras foram feitas nas lojas de bairro.

Segundo Angelo Pamplona, uma surpresa positiva, mesmo com as campanhas para fortalecer o comércio de bairro feitas por muitos comerciantes.

O parcelamento no cartão de crédito, que na média ficou em cinco parcelas, foi a principal forma de pagamento, opção de quase 56% dos consumidores. Logo em seguida veio o pagamento por boleto, com mais de 43% e o crediário, com quase 31%.

A pesquisa mostrou ainda que pouco mais de 60% dos empresários fizeram algum tipo de anúncio, principalmente em redes sociais como Instagram, em quase 54% dos casos, e Facebook, em mais de 47%.

Angelo Pamplona diz ainda que a pesquisa revelou também que os varejistas apostam em um aquecimento nas vendas em janeiro. Mais de 59% dos empresários afirmaram, por exemplo, que o mês vai ser de liquidações.

Em relação à expectativa para o ano, quase 70% dos empresários disseram esperar uma melhora. A pesquisa, que foi realizada entre os dias 28 de dezembro e 5 de janeiro, ouviu 108 empresários. O levantamento, encomendado pela ACIL, foi realizado pela Litz Estratégia e Marketing.

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