QUARTA, 05/05/2021, 18:00

Apesar de indefinição sobre retorno de aulas presenciais, escolas da rede municipal estão preparadas, diz secretária de Educação

Apenas em 2021, mais de 750 estudantes migraram da rede particular para as escolas públicas aqui de Londrina.

Com a chegada de mais doses e o fim da vacinação de profissionais da saúde e idosos se aproximando, o Governo do Estado tem uma nova prioridade na agenda da imunização, professores e outros trabalhadores da educação. Apesar deles ainda não terem sido vacinados, o Executivo já anunciou a retomada das atividades presenciais em algumas cidades e escolas e reservou pouco mais de 32 mil doses.

Londrina ficou de fora desse primeiro grupo de escolas, mas segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação, a previsão de retorno é para o fim de maio, mais precisamente na segunda-feira, 24. Se na rede estadual o cenário começa a mudar, nas escolas municipais de Londrina, a secretária Maria Thereza Pascoal, diz que ainda não há definição sobre a volta às aulas presenciais dos 45 mil alunos, muito menos data.

Por enquanto, o decreto municipal renovado na semana passada, apenas prorrogou a suspensão, que já dura mais de um ano, para 16 de maio. Uma coisa é certa, nas mais de 150 unidades da Prefeitura, entre escolas, CMEIs e creches conveniadas, o número de alunos vem crescendo.

E tem sido assim nos últimos dois anos letivos. Em 2020, quando muitos pais começaram a enfrentar dificuldades financeiras por conta da pandemia, as escolas municipais ganharam 602 novos alunos. E agora em 2021, mais 752 estudantes migraram dos colégios particulares para os públicos.

A secretária de Educação de Londrina afirma que quando for autorizada, a volta às aulas presenciais deve começar por algumas turmas. Maria Thereza Paschoal diz ainda que, apesar do aumento no número de alunos matriculados na rede municipal, as escolas de forma geral estão preparadas.

De acordo com a secretária, apesar de ainda não ter uma data confirmada para o retorno das aulas, a Prefeitura se antecipou e já comprou uma série de equipamentos e produtos necessários às atividades presenciais.

Londrina tem atualmente 88 escolas municipais, 35 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 56 Centros de Educação Infantil conveniados à Prefeitura.

Comentários