TERCA, 07/08/2018, 16:24

Apesar de queda pelo segundo mês consecutivo, Paraná continua com o maior índice de endividamento do país

Quase 90% dos paranaenses admitem que têm dívidas, muitas delas em atraso. Pendências com os cartões de crédito são as que mais preocupam.

Pelo segundo mês consecutivo o número de endividados diminuiu do Paraná. Entre junho e julho, o índice caiu de 89,6% para 88,9%, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio divulgada pela Fecomércio nesta terça-feira. Mas, apesar dessa ligeira queda, o estado continua a ser o com a maior taxa de endividamento do país. Quem explica é a coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade.

O que mais preocupa, na avaliação dela, é a parcela de consumidores que admitem possuir dívidas em atraso. Quase 30% dos endividados estão nesta situação, segundo a pesquisa, sendo que 11,6% já sabem que não vão ter condições de pagar os débitos.

Entre os principais tipos de dívidas, ainda segundo a pesquisa, o que ganha disparado é o cartão de crédito, com 75,1%, seguido por cheque especial, pré-datado, crédito consignado e financiamentos. O problema do cartão de crédito, de acordo com a consultora da Fecomércio, é que é muito fácil se descuidar e ver o débito de transformar numa verdadeira “bola de neve”.

Por Guilherme Batista

Comentários